quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Retrospectiva - Acorde Musical 2007

Acorde Musical de Gramado
Música, festa e papo sério. Esta é a proposta do Acorde Musical, evento que utiliza a linguagem da música para tratar de assuntos como prevenção ao câncer, às Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST), às drogas, à violência e à destruição ambiental. 

Arquivo


Relembrar é viver
Em 2007, o evento foi um grande sucesso, com programações diversas e muita música e cultura. Prevenção e badalação andaram lado a lado. Vamos recordar algumas programações e preparativos para essa festa?
O Acorde Musical, dentre várias atrações, criou a Periferia Musical, que contou com cantores e palestrantes, que levaram às escolas temas do cotidiano. Como a ‘grande presença’ do Mano Changes (Comunidade Nin Jitsu).

 Arquivo


*A importância da música como ferramenta sócio-educativa – palestra com o músico e compositor Mano Changes, sobre a importância da música como ferramenta educativa e cultural, com a utilização de letras musicais e elementos percussivos, como beat Box, scratch’s, bongô, etc. A música tem um papel importante na conscientização dos jovens, tendo como principal exemplo o hip hop, que é utilizado por grupos de rap de periferia, principalmente de origem afro brasileira, na propagação de ideias de cunho social, cultural e político.

 Arquivo


*Prevenção: o melhor remédio - palestra da Presidente da Liga Feminina de Combate ao Câncer  de Gramado, Iracema Pazetto, sobre as formas de prevenção do câncer, com ênfase no câncer de mama e no tabagismo.  Na palestra, rolaram dicas de como evitar o vício e como fazer em casa o teste do toque, conscientizando os jovens sobre a importância destas ações.

Arquivo


*Tabagismo - o mal que aflige a juventude – nesta palestra com o secretário de Saúde de Gramado, Ubiratã Alves de Oliveira, foi abordado o tabagismo, um dos principais problemas de saúde pública. Entre as dicas dadas, estavam as formas de evitar o consumo destas substâncias nocivas à saúde.

 Arquivo


*Rock Solidário: Festa de encerramento do Acorde Musical que rolou no dia 29 de setembro. O show ficou por conta das bandas locais SEVEN e A.T. A e o encerramento teve a ULTRAMEN, que tinha lançado no mesmo ano um novo trabalho, intitulado “Capa Preta”, com ótima repercussão nas rádios gaúchas.  O Rock Solidário encerrou a programação do Acorde Musical.

Arquivo

Nenhum comentário: