A Caminhada da Prevenção fechou, no último sábado, a programação do Acorde Musical Ano 10, que iniciou no dia 26 de junho. O evento reuniu uma série de atividades com foco na prevenção ao câncer, DSTs, drogas, violência e meio ambiente. Em sua décima edição, o Acorde Musical já deixou sua marca em Gramado, levando a toda uma geração de jovens a mensagem positiva da prevenção. Espaço Acorde Musical na Rua Coberta com várias atrações, Escola é Um Canal, Tribos Music Festival, Pegada Ecológica e Caminhada da Prevenção foram as atividades propostas pelos diretores do evento, Marcus Rossi e Eduardo Zorzanello, para levar idéia da prevenção à comunidade. Para eles, a caminhada foi uma oportunidade de não só os jovens, mas a comunidade de Gramado colocar a cara na rua e mostrar que está consciente dos problemas que convivemos e que quer fazer a diferença. “Sob todos os aspectos o evento cresceu significativamente, agora vamos planejar 2011 para dar continuidade a este trabalho sócio-cultural”, destacam.
Para Diva Masotti, da Liga Feminina de Combate ao Câncer de Gramado, o Acorde é um acontecimento muito importante para a cidade. “Pessoas da iniciativa privada, com boa vontade, tomam a frente para falar de prevenção, fazendo um trabalho que envolve toda a comunidade e atingindo o grupo jovem, que é quem mais precisa desse apoio. E fazem sem depender do poder público - tem tido pouco apoio do poder público. Admiro que uma empresa faça algo para toda a cidade, sem visar só lucro, mas colocando em primeiro plano o social, o bem da cidade”, afirma Diva.
Yara Moraes, da comunidade terapêutica Vale a Pena Viver, garante que nem todo valor é monetário, o que conta é olharem para a realidade da Vale a Pena. É o reconhecimento do trabalho feito. Para ela, quando isso acontece, a entidade não se sente sozinha. Escola é Um Canal não pode acabar nunca. Fala diretamente com a garotada na linguagem dele - principalmente questões de saúde tipo as DSTs. Se ao longo do ano não tem outro momento pra abordar isso diretamente, no Acorde acontece isso. Sugiro que esse quadro seja ampliado, que levem o Escola é um Canal ainda a mais escolas nos bairros ou façam em um lugar maior, para que mais estudantes pudessem participar. "O Escola é um Canal é fantástico como ferramenta de prevenção”, enfatiza Yara.